Economia

Movimento do comércio recua 0,3% em outubro, diz Boa Vista

O movimento do comércio recuou em outubro, de acordo com levantamento realizado pela Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil registrou uma queda de 0,3% em outubro na comparação mensal dessazonalizada.

Na avaliação acumulada em 12 meses, o indicador apresenta retração de 6,1%.

No acumulado do ano a queda é de 7,9% contra o mesmo período do ano passado. Já em relação ao mesmo mês de 2019, o varejo caiu 8,4%.

Dentro dos setores considerados pela pesquisa, o segmento de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou retração de 2,2% em outubro, descontados os efeitos sazonais. Já nos dados sem ajuste sazonal, o segmento intensificou seu ritmo de queda na análise acumulada em 12 meses, registrando variação de -17,5%.

A atividade de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” registrou variação de -0,8% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses foi de 0,5% em relação ao ano anterior.


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

Já a categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 2,3% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Nos dados acumulados dos últimos 12 meses houve alta de 5,7%.

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” apresentou elevação de 1,8% em outubro considerando dados dessazonalizados, enquanto, na série sem ajuste, a variação acumulada foi de – 13,7%.

O resultado negativo do indicador vem após cinco meses de alta. De acordo com a Boa Vista, podem ter contribuído para o resultado negativo do levantamento a desaceleração no ritmo de recuperação observado desde maio com os estímulos e as medidas de combate à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

A análise é de que a tendência de queda na curva de longo prazo do indicador seja revertida apenas no ano que vem, com a retomada mais clara da atividade econômica impulsionada pela chegada já esperada de uma vacina eficaz no combate ao coronavírus.

O levantamento é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Veja o significado dos 10 sonhos mais comuns
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel