O Movimento Brasileiro pelos Céus Abertos se manifestou sobre a aprovação do Acordo de Céus Abertos entre o Brasil e os Estados Unidos no plenário da Câmara dos Deputados. “A decisão dos parlamentares trará grandes benefícios, não apenas a quem viaja entre Brasil e EUA, mas para toda a indústria do turismo e para os consumidores brasileiros. O Céus Abertos impulsionará a geração de empregos e será um importante estímulo à nossa economia nos próximos anos, principalmente nesse momento de retomada”, diz a organização, em comunicado.

O projeto aprovado nesta terça-feira, 19, ratifica acordo sobre transportes aéreos assinado em 2011 entre Brasil e Estados Unidos. Aprovada em votação simbólica, a proposta foi enviada ao Senado. Alguns dos artigos do acordo, conhecido como “céus abertos”, já estão em vigor, em razão de um memorando de entendimento entre os dois países. Entre eles, os que estabelecem regime de preços livres e criação de novos itinerários e oferta de code-share.

Acordo de code-share é um acordo de cooperação pelo qual duas companhias compartilham o mesmo voo, os mesmos padrões de serviço e mesmos canais de venda. Por meio dele, uma companhia pode transportar passageiros cujos bilhetes tenham sido emitidos por outra.