São Paulo, 21 – O porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, movimentou 2,4 milhões de toneladas de produtos em janeiro, 11% a menos que em igual mês do ano passado. “Em 2017 tivemos picos extras (de embarque e desembarque) de diversos produtos”, disse em nota o diretor-superintendente do porto de Rio Grande, Janir Branco.

A movimentação de produtos agrícolas em janeiro do ano passado foi considerada atípica, pois a combinação de preços atrativos e ampla produção favoreceu as vendas para o exterior.

O resultado do mês passado foi puxado pelo complexo soja, contêineres e veículos. As exportações de soja em grão, farelo e óleo de soja em janeiro deste ano somaram 684,9 mil toneladas, alta de 12,1% na comparação anual.

A movimentação de contêineres, a grande maioria na exportação, cresceu 4,4%, para 564 mil TEUs (unidade equivalente a 20 pés). O maior incremento foi registrado no embarque e desembarque de veículos, 359,7%, totalizando 7,8 mil unidades.

“O ano que se inicia mostra que precisamos focar em uma operação competitiva para atrair novas cargas e seguir com bons números de movimentação”, disse Branco. Em 2017, o porto gaúcho movimentou nos 12 meses 41 milhões de toneladas, melhor desempenho de sua história.