Os técnicos de Manchester United e Manchester City, José Mourinho e Josep Guardiola, decidiram nesta sexta-feira apostar no apaziguamento das relações e diminuir a tensão na véspera do clássico entre as duas equipes, neste sábado pela 4ª rodada da Premier League.

A presença de Guardiola “não é um problema”, garantiu Mourinho, elogiando as qualidades do rival: “Eles têm uma boa equipe, tiveram ótimos técnicos e tem um ótimo agora”.

“O City briga pelo título e temos que respeitá-los por isso, com certeza”, completou o português.

Já Guardiola foi questionado em coletiva de imprensa sobre se participaria do tradicional ato de confraternização entre técnicos depois do jogo.

“Aceitaria se ele (Mourinho) me convidar. Já falei muitas vezes: o respeito muito”, afirmou.

“Eu tento aprender com todos meus colegas e aprendo com ele também. A rivalidade é algo criado pela imprensa”, garantiu o técnico espanhol.

“Os últimos confrontos em Madri ou Barcelona (quando Mourinho treinava o Real e Guardiola o Barça) não foram fáceis, mas nos encontramos em uma reunião de técnicos da Premier League e conversamos sem problema, com Ronald Koeman (Everton) e Tony Pulis (West Bromwich). Tudo correu bem”, explicou Guardiola, que também tentou acalmar a tensão em relação a Zlatan Ibrahimovic, seu ex-jogador no Barcelona e hoje atacante do rival Manchester United.

“Tenho muito respeito por Zlatan e pelo que fez no futebol”, garantiu o técnico de 45 anos, elogiando o “impacto” que o sueco provocou por todos os clubes que passou.

Em sua autobiografia, Ibrahimovic criticou duramente Guardiola.

“Em Barcelona, jogar contra o Real Madrid todos os anos era o jogo mais bonito, o maior clássico do mundo. Deixem-me disputar o dérbi (United-City) e eu direi se é comparável a Barcelona-Real ou Bayern-Dortmund”, declarou Guardiola.

Para Mourinho, “uma partida não é mais importante que outra”.

“Para mim é só mais um jogo, mas sei o que representa para todo mundo, já disputei muitos clássicos”, admitiu.

Manchester City e Manchester United, primeiro e terceiro colocados do Campeonato Inglês, respectivamente, venceram suas três partidas nas três primeiras rodadas da Premier League.

mam/adc/dr/am