Há um pouco de José Mourinho em Julian Nagelsmann, que, aos 32 anos, realiza proezas no comando do RB Leipzig. O promissor técnico alemão enfrenta nesta quarta-feira (19) o veterano português do Tottenham, num duelo pelas oitavas de final da Liga dos Campeões com cara de choque geracional.

Ele reunia todas as qualidades para ser o sucessor ideal: Nagelsmann defende ideias de pressão, ataque e jogo similares às que marcaram a passagem de Mauricio Pochettino no comando do Tottenham.

Mas, quando o encanto do argentino desapareceu, a equipe inglesa buscou em novembro um perfil de técnico mais experiente e de ideias bem diferentes: José Mourinho, que aos 57 anos estava impaciente para voltar à Premier League, após ser demitido em 2018 do Manchester United.

Assim, 25 anos e uma montanha de títulos separam os dois técnicos que irão se enfrentar na Liga dos Campeões nesta quarta. Mas, no comando do Leipzig, Nagelsmann segue os passos de Mourinho, que também foi considerado uma jovem promessa como treinado, tendo conquistado sua primeira Champions em 2004, quando dirigia o Porto e tinha apenas 41 anos.

Nagelsmann fez seu nome ao comandar por três temporadas (2016-2019) o modesto Hoffenheim, que, acostumado a brigar contra o rebaixamento, de repente se viu envolvido na disputa pela classificação para a Champions.

Para o Leipzig, fundado do zero pela Red Bull em 2009, Nagelsmann era a peça que faltava para tirar da zona de conforto a aristocracia da Bundesliga e seu rei, o Bayern de Munique.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

– Energia contra experiência –

Esse casamento já era evidente muito antes de sua oficialização, ao fim da temporada passada.

“É como quando você sai de casa solteiro e nunca encontra uma garota. Mas quando vai a uma boate com a namorada, aí muitas vão te querer”, declarou o treinador em entrevista ao The Independant.

A sintonia entre um técnico audaz e um elenco jovem e cheio de energia não demorou a acontecer. Atualmente, o Leipzig é o segundo colocado da Bundesliga, a um ponto do líder Bayern de Munique, e disputará pela primeira vez em sua história as oitavas de final da Champions.

Mas, em todos os aspectos, a experiência estará do lado do Tottenham, comandado por um bicampeão da Champions e que a cada ano vem dando um passo a mais na competição, após o vice-campeonato europeu da temporada passada.

“José tem a experiência de todo tipo de situação. Já treinou em tantos jogos de mata-mata que sempre sabe o que fazer quando sua equipe domina, é dominada, sofre um gol cedo, precisa marcar no fim do jogo… Os únicos jogos de mata-mata que conheço são os da Copa da Alemanha”, que são disputados em jogo único, analisou Nagelsmann.

Mas, nos últimos anos, as atuações das equipes de Mourinho na Liga dos Campeões nem sempre foram boas.

– Não o chamem de ‘Baby Mourinho’ –

O português não passa das oitavas de final desde 2014, seja com o Chelsea ou com o Manchester United, sempre apostando em um futebol muito conservador.

Esse é um dos motivos pelo qual Nagelsmann sempre foi contra o apelido de ‘Baby Mourinho’ que lhe foi dado quando comandava as categorias de base do Hoffenheim por sua atenção aos detalhes.

Mas Mourinho tem sofrido para arrumar a defesa desde que chegou ao Tottenham, com sua equipe tendo sofrido pelo menos dois gols em nove dos últimos 20 jogos.


A fratura no braço do atacante Heung-min Son, que desfalcará os londrinos por várias semanas, também poderá ter um forte impacto no jogo, já que o sul-coreano é o principal maestro dos rápidos contra-ataques do Tottenham e um dos pilares ofensivos da equipe.

Já o Leipzig, sob o comando de Nagelsmann, é uma equipe que gosta de ter a posse de bola (54% de média), embora seja capaz de ceder a bola ao adversário quando encara um grande, como já mostrou contra Bayern de Munique, Borussia Dortmund ou Bayer Leverkusen.

Resta saber se Nagelsmann será capaz de surpreender o veterano Mourinho num confronto de oitavas de final de Champions que pode definir o restante das carreiras dos dois técnicos.

kca-hap/ah/av/am


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias