O Dia

Motoristas de aplicativo e taxistas protestam na Cinelândia

Polícia Militar reforçou o esquema de segurança no entorno, com grades cercando a Câmara dos Vereadores

Rio – Motoristas de aplicativo e taxistas fazem uma manifestação, na tarde desta terça-feira, em frente à Câmara Municipal, na Cinelândia, no Centro do Rio. O motivo do protesto é a votação do projeto de lei (PLC 78/2018) que estabelece regras para o transporte de passageiros por aplicativos, que acontece a partir das 16h.

Mais cedo, a Polícia Militar reforçou o esquema de segurança no entorno, com grades cercando a Câmara, para impedir invasões e tumulto, como na última terça-feira, em que houve confusão. Parte dos manifestantes ocupa a Praça Floriano, na Cinelândia. Alguns taxistas seguem em carreata desde a Ilha do Governador até o local do protesto.

Motoristas protestam na Cinelândia – Ricardo Cassiano / Agência O Dia

Uma das emendas do projeto pede a retirada da decisão que limita a quantidade de carros por habitantes, alegando inconstitucionalidade. No texto-base, o tempo de vida dos carros seria de quatro anos, mas uma emenda pede que seja de oito anos. Continua valendo a regra que obriga que todos os motoristas sejam registrados na Secretaria Municipal de Transportes.