O motorista do ônibus impactado pela queda de um avião de pequeno porte na Avenida Marquês de São Vicente, na zona oeste da cidade de São Paulo, se emocionou ao tentar explicar como conseguiu retirar os passageiros antes do fogo se espalhar pelo coletivo.
“Não sei o que aconteceu, só sei que salvei todo mundo“, disse em gravação feita por uma mulher, no momento do acidente, e divulgada pela emissora Globo.
+Avião tentou pouso forçado e tragédia maior foi evitada em SP, dizem especialistas
Nas redes sociais, uma passageira relatou momentos de pânico vividos dentro do ônibus. “Eu estava dentro do ônibus que o avião atingiu. Eu estava logo sentada no banco onde o avião pegou, mas momentos antes eu tinha levantado porque estava chegando no meu ponto. Eu só me lembro de ter levantado porque eu caí em cima das pessoas e vi fogo ao redor do ônibus, foi quando eu entrei em desespero e comecei a gritar para abrir a porta. Só tive tempo de pegar meu celular e vi que o motorista estava na porta lateral pra me ajudar a descer”, escreveu.
Ao jornal O Estado de S. Paulo, o personal trainer Adriano Molina, que trabalha na região do ocorrido, afirmou que o cenário parecia de guerra. “Imagine o desespero das pessoas querendo sair. Eu vi umas pisando nas outras. O ônibus estava cheio. Parecia guerra. Uma muvuca. Gente querendo sair pela janela ou pela porta”, disse.
Ver essa foto no Instagram
A queda
Os dois mortos, que ficaram carbonizados, eram os ocupantes da aeronave. Um deles era o advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, de Porto Alegre, e o outro era o piloto Gustavo Medeiros.
Cinco feridos estavam no ponto de ônibus. Um motociclista que estava no local também se machucou — os seis tiveram ferimentos leves e foram atendidos. Eles não se queimaram porque o incêndio se alastrou pelo ônibus de forma lenta e foi extinto em menos de dez minutos. A avenida, uma das mais movimentadas da região, permanece interditada e há uma mancha de querosene no local.
O avião saiu do Aeroporto Campo de Marte, na zona norte da Capital, e seguia para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A aeronave decolou às 7h15 e caiu às 7h20. Antes de colidir contra o ônibus e explodir, o veículo chegou a derrubar um poste.
Segundo o tenente da Polícia Militar Jefferson de Souza, um dos primeiros a chegarem no local, a informação é de que o avião vinha na direção da Avenida Marquês de São Vicente e começou a perder o controle na altura da esquina com a Avenida Nicolas Boer.