Motorista de Liverpool foi detido por tentativa de homicídio

LONDRES, 27 MAI (ANSA) – A polícia britânica informou nesta terça-feira (27) que o homem de 53 anos preso ontem (26) por atropelar dezenas de pessoas em Liverpool, na Inglaterra, é suspeito de tentativa de homicídio múltiplo, uso de drogas e direção perigosa sob influência de álcool.   

Não houveram vítimas fatais, contudo, mais de 50 pessoas foram resgatadas e 27 seguem hospitalizadas, sendo quatro delas em estado grave de saúde. A multidão estava reunida para celebrar a conquista do Liverpool na Premier League.   

Em uma nota divulgada pelo Palácio de Buckingham, o rei Charles III declarou que ficou “profundamente chocado” e “triste” com o atropelamento em massa ocorrido durante o desfile da vitória dos Reds no Campeonato Inglês.   

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, renovou seus elogios ao “trabalho fantástico” da polícia e dos serviços de emergência. A intervenção dos agentes também impediu que o motorista fosse linchado pelas pessoas.   

A Water Street, onde ocorreu o episódio, já foi limpa, mas ainda há muitas incertezas sobre o atropelamento. As investigações estão em curso, mas as forças de ordem descartaram qualquer origem terrorista no ato.   

No geral, a polícia deseja entender se o homem agiu durante um surto de raiva, sob influência de álcool ou drogas. Enquanto isso, a hipótese de perda de controle é praticamente descartada, principalmente pelas imagens dos vídeos publicados, onde o veículo parte com tudo em direção aos torcedores. (ANSA).