Para se proteger da violência contra motoristas de aplicativos, João Luiz Batista, de 39 anos, construiu uma estrutura de policarbonato em seu veículo. O motorista disse ao portal G1 que tomou a medida para evitar possíveis agressões na parte interna do seu carro.

A cabine foi projetada em parceria com um amigo de João, que comprou um material feito de policarbonato próprio para blindagem. A estrutura não atrapalha a conversa entre motorista e passageiro no veículo.

+ TST decide que Uber e motorista não têm vínculo empregatício
+ Motorista de Uber está próximo de ter isenção tributária como os taxistas
+ Colômbia proibe atividades do Uber

“O blindado passa entre o banco do motorista e do passageiro, e atrás do banco do motorista”, explicou. “Não é uma proteção contra quem está do lado de fora, mas contra o próprio passageiro.”, completou João.

Cabine blindada de motorista de aplicativo/Arquivo pessoal (Crédito:Arquivo Pessoal)

O custo do projeto foi de cerca de R$ 3 mil, como conta o motorista. João afirma que o dinheiro gasto é um investimento, pois a estrutura não afetou em nada os componentes e espaço do veículo.

João contou que já tem pessoas interessadas na sua cabine. Além disso, ele relatou que os passageiros aprovam a medida.

Há três anos atuando com aplicativos, o condutor revelou que nunca foi vítima de violência. Mas, os últimos casos de assaltos contra motorista de aplicativo, no Distrito Federal, fizeram com que ele se prevenisse.