BOLONHA, 11 JUN (ANSA) – A MotoGP divulgou nesta quinta-feira (11) o novo calendário para a temporada de 2020 da categoria e confirmou duas provas na Itália em setembro, ambas em Misano. As mudanças foram provocadas por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) por todo o mundo.   

Ao lado do já tradicional GP de San Marino e da Riviera de Rimini, que foi agendado para o fim de semana entre 11 e 13 de setembro, agora será disputado o GP da Emilia-Romagna e da Riviera de Rimini, no final de semana seguinte, entre 18 e 20 de setembro. O anúncio das duas provas na Itália vem um dia depois do GP de Mugello ter sido cancelado. O governador da região italiana, Stefano Bonaccini, afirmou que as duas corridas serão realizadas com o respeito a todas as normas de segurança e sem público presente. No entanto, ele ressalta que há discussões para que haja a liberação de, ao menos, uma parte dos espectadores possíveis.   

“Se os dados sanitários continuarem ser confortáveis como nos últimos dias, a esperança é que possamos também ter a presença do público. O fato de poder mostrar essas duas corridas a milhões de espectadores no mundo é uma oportunidade extraordinária”, disse Bonaccini por videoconferência.   

Para o governador da Emilia-Romagna, o anúncio da realização de duas etapas da competição é “um dia importante não só para os moradores dessa região, mas também pela mensagem que queremos dar a todo o mundo do motociclismo e do esporte”. “Depois de tudo que sofremos, em um dos territórios mais atingidos do país, queremos relançar – apostando no nosso desejo de reagir – a nossa capacidade de oferecer serviços. Não sei qual outra terra seja tão hospitaleira, no fazer sentir que qualquer pessoa, de onde quer que venha, esteja em casa.   

Queremos apostar que essa temporada turística não será perdida”, finalizou.   

A Emilia-Romagna é a terceira região em número de casos de Covid-19 na Itália, com 27.970 contaminações, ficando atrás apenas da Lombardia (90.680) e do Piemonte (30.916). Até esta quarta-feira (10), o país contabiliza 235.763 confirmações da doença no território.   

– Calendário: A temporada de 2020 da MotoGP começará no dia 19 de julho, em Jerez de la Frontera, na Espanha, e ficará restrita a cinco países europeus, que realizarão 13 Grandes Prêmios.   

Confira as datas: – 19/07: GP da Espanha em Jerez; – 26/07: GP de Andaluzia, em Jerez; – 9/08: GP da República Checa, em Brno; – 16/08: GP da Áustria, no Red Bull Ring; – 23/08: GP da Estíria, no Red Bull Ring; – 13/09: GP de San Marino, em Misano; – 20/09: GP da Emilia-Romagna, em Misano; – 27/09: GP da Catalunha, em Barcelona; – 11/10: GP da França, em Le Mans; – 18/10: GP de Aragão, no Mortoland; – 25/10: GP de Teruel, no Motorland; – 8/11: GP da Europa, no Ricardo Tomo; – 15/11: GP da Comunidade Valenciana, no Ricardo Tomo. (ANSA)