As mudanças físicas acontecem naturalmente com o passar dos anos, e isso inclui a chegada do cabelo branco, uma condição que incomoda muitas mulheres. Ao identificar o primeiro (ou os primeiros) fio grisalho, é comum o gatilho de arrancá-lo, mas essa simples prática pode ser altamente prejudicial ao couro cabeludo, segundo o cabeleireiro Trey Gillen. As informações são do “Real Simple”.

+ 6 maneiras de prevenir a queda de cabelo enquanto você dorme

+ Tricotilomania: especialista dá dicas para tratar o impulso de arrancar os cabelos 

Primeiramente, é válido ressaltar que, não, arrancar um fio branco não te deixará grisalha mais rapidamente, como dizem por ai. Segundo Gillen, essa crença não passa de um mito. “Os fios de cabelo ao redor não ficarão brancos até que as células pigmentares de seus próprios folículos morram”, explica.

Ao contrário do mito popular, quando o fio fica cinza ou branco é porque as células pigmentares ao redor do cabelo morreram. Ou seja, arrancá-lo só vai dar lugar a um novo cabelo grisalho.

Consequências

As verdadeiras consequências são outras. “Arrancar pode traumatizar o folículo piloso e pode danificá-lo a ponto de não crescer mais nenhum cabelo. Se você manter esse hábito pode resultar em danos mais severos, como infecção, cicatrizes e manchas calvas”, informa o cabeleireiro. 

Se o que te incomoda é apenas um ou poucos fios, opte usar uma tesoura para cortá-los, mas nunca os puxe. Além dessa opção, a melhor para disfarçá-los é a coloração.