Por Sergiy Karazy e Natalia Zinets

IRPIN, Ucrânia (Reuters) – A Rússia acusou a Ucrânia de conduzir um ataque contra um depósito de combustíveis na cidade russa de Belgorod nesta sexta-feira, um incidente que, segundo o Kremlin, pode afetar as negociações de paz, mas uma autoridade de Segurança de Kiev negou responsabilidade pelo ataque.

O Ministério da Defesa russo afirmou que dois helicópteros ucranianos atingiram o depósito em Belgorod, a cerca de 35 quilômetros de distância da fronteira com a Ucrânia, depois de adentrar a Rússia voando em altitude extremamente baixa por volta das 5h no horário de Moscou.

Imagens de câmeras de segurança do depósito, a partir de um local verificado pela Reuters, mostraram um flash de luz do que parece ser um míssil disparado de baixa altitude no céu, seguido por uma explosão no solo. O governador regional disse que dois helicópteros ucranianos estiveram envolvidos no ataque.

A principal autoridade de Segurança da Ucrânia, no entanto, rejeitou a acusação russa –a primeira de Moscou sobre um ataque aéreo a solo russo desde que a Rússia invadiu o país vizinho no dia 24 de fevereiro. Belgorod é um dos principais hubs de logística para a Rússia na guerra.

“Por algum motivo, eles dizem que nós o fizemos, mas de acordo com nossas informações, isso não corresponde à realidade”, disse o secretário do Conselho de Segurança, Oleksiy Danilov, em rede nacional de televisão ucraniana.

Mais cedo, o porta-voz do Ministério da Defesa da Ucrânia Oleksandr Motuzyanyk disse que não confirmaria nem negaria o papel da Ucrânia no ataque.

“A Ucrânia está atualmente conduzindo uma operação de defesa contra agressões russas ao território ucraniano, e isso não significa que a Ucrânia seja responsável por qualquer catástrofe no território russo”, disse.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o presidente russo, Vladimir Putin, foi informado sobre o incidente. Peskov afirmou que o ataque pode prejudicar as negociações de paz com o governo de Kiev.

Horas após o ataque relatado ao depósito de combustível, uma testemunha ocular contatada por telefone em Belgorod, que pediu para não ser identificada, disse que aeronaves sobrevoavam e havia explosões contínuas da direção da fronteira.

“Algo está acontecendo. Há aviões e explosões constantes à distância.”

Dentro da Ucrânia, forças ucranianas estavam se movendo para território abandonado pela retirada de tropas russas no norte, enquanto as negociações de paz foram retomadas nesta sexta-feira. Mas, no sudeste, que a Rússia agora diz ser o foco de sua operação, a Cruz Vermelha afirmou que foi impedida de levar ajuda à cidade sitiada de Mariupol.

Uma ameaça russa de cortar o fornecimento de gás para a Europa, a menos que os compradores pagassem com rublos até sexta-feira, foi evitada por enquanto, com Moscou dizendo que não interromperia o fornecimento até o vencimento de novos pagamentos no final de abril.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI301SW-BASEIMAGE