Mosaico com retrato de Leão XIV para basílica em Roma é concluído

VATICANO, 14 JAN (ANSA) – Pouco mais de oito meses após a eleição do papa Leão XIV, o Estúdio de Mosaicos do Vaticano concluiu o retrato do pontífice destinado à Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma.   

Segundo a Sala de Imprensa do Vaticano, a obra foi realizada a pedido do arcipreste da basílica, cardeal James Michael Harvey, e apresentada para Robert Prevost nesta quarta-feira (14), na Sala Paulo VI.   

O mosaico circular, chamado clipeo, tem 137 centímetros de diâmetro e foi produzido com esmaltes vítreos e ouro sobre uma estrutura metálica, nas dependências do Estúdio de Mosaicos do Vaticano, localizado na área da Fábrica de São Pedro.   

As peças foram confeccionadas segundo a antiga técnica do mosaico recortado e fixadas com o tradicional estuque oleoso da tradição vaticana.   

A execução baseou-se em um esboço do mestre Rodolfo Papa: uma pintura a óleo sobre tela, do mesmo tamanho do mosaico, concebida especificamente para a transposição.   

Após concluída, a obra será instalada na nave direita da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, ao lado do retrato do falecido papa Francisco, a uma altura aproximada de 13 metros. O esboço original será preservado juntamente com toda a série de retratos dos pontífices. (ANSA).