Mortes suspeitas por bebidas com metanol chegam a 7

(ANSA) – BRASÍLIA, 01 OTT – O número de número de possíveis mortes por consumo de bebidas adulteradas com metanol subiu para sete em todo o Brasil, após a confirmação do governo de Pernambuco, nesta terça-feira (1º), de dois óbitos suspeitos.   

Os casos se somam às cinco ocorrências registradas em São Paulo, que levaram o Ministério da Justiça a acionar a Polícia Federal (PF) para investigar um suposto esquema de adulteração vinculado ao Primeiro Comando da Capital (PCC).   

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que três pacientes foram atendidos com sintomas de intoxicação provocada pela ingestão de bebidas adulteradas. Dois deles morreram, e o terceiro perdeu a visão. As vítimas são moradores das cidades de Lajedo e João Alfredo, ambas localizadas no Agreste pernambucano.   

Os corpos das vítimas permanecem no Instituto de Medicina Legal (IML), enquanto a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) reforçou a fiscalização em distribuidoras de bebidas e mantém contato com órgãos do governo federal.   

Em São Paulo, as autoridades também investigam outros 22 casos suspeitos de intoxicação, com sintomas semelhantes aos dos mortos.   

O governo paulista anunciou que a polícia vai vistoriar nesta quarta-feira (1º) os depósitos de três revendedoras suspeitas de distribuir bebidas adulteradas para bares e restaurantes onde foram registrados casos.   

Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), São Paulo está atuando em conjunto com as autoridades sanitárias e policiais para “identificar a origem das bebidas adulteradas e punir com rigor os responsáveis”. (ANSA).