Mortes em entregas de ajuda em Gaza passam de 1,3 mil

REUTERS/Ramadan Abed
População reunida para receber comida na faixa de Gaza Foto: REUTERS/Ramadan Abed

Mais de 1.370 palestinos foram mortos em Gaza desde 27 de maio durante entregas de ajuda humanitária, a maioria pelas mãos do Exército israelense, informou a ONU nesta sexta-feira(1º).

“No total, desde 27 de maio, pelo menos 1.373 palestinos foram mortos enquanto buscavam comida”, afirmou o escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos nos Territórios Palestinos em um comunicado.

“A maioria desses assassinatos foi cometida pelo Exército israelense”, afirmou.

“Embora estejamos cientes da presença de outros grupos armados nas mesmas áreas, não temos informações que indiquem seu envolvimento nesses assassinatos”, acrescentou o escritório.

A delegação da ONU relatou que 859 pessoas foram mortas perto das instalações da Fundação Humanitária de Gaza (GHF, na sigla em inglês), uma organização apoiada por Israel e pelos Estados Unidos, e 514 ao longo das rotas de transporte de alimentos.

Segundo o escritório da ONU, a maioria das vítimas “parecem ser homens e meninos jovens”.

“Esses não são meros números”, enfatizou o escritório, afirmando que não tem informações que indiquem que as vítimas “participaram diretamente das hostilidades ou representaram uma ameaça às forças de segurança israelenses”.