“Produtor Fulvio Lucisano morre aos 98 anos em Roma”

Renomado cineasta italiano, fundador da Italian International Film, deixa legado de mais de 100 produções na sétima arte

Imagem ilustrativa
Foto: Imagem ilustrativa

Fulvio Lucisano, um dos mais renomados produtores cinematográficos da Itália, morreu nesta terça-feira, 18 de agosto, aos 98 anos de idade, em Roma. A notícia do falecimento foi confirmada pela filha Paola por meio de uma publicação nas redes sociais.

  • A morte de Fulvio Lucisano, aos 98 anos, marca o fim de uma era para o cinema italiano.
  • Ele foi o fundador da Italian International Film (IIF) e responsável por mais de 100 produções de sucesso.
  • Lucisano acumulou prêmios e homenagens, incluindo cinco David di Donatello e um tributo no Festival de Veneza.

A filha Paola, ao lado da irmã Federica, seguiu os passos do pai na indústria cinematográfica, prestando-lhe uma homenagem emocionante em seu Instagram: “Descanse em paz, papai”.

Quem foi Fulvio Lucisano?

Nascido em Roma, em 1928, Fulvio Lucisano iniciou sua trajetória profissional no final da década de 1940, no Instituto Luce, dedicando-se inicialmente à produção de documentários, onde aprimorou sua visão e paixão pela sétima arte.

Em 1958, Lucisano fundou a produtora e distribuidora Italian International Film (IIF). Por meio dela, ele deu uma contribuição fundamental para o desenvolvimento do cinema popular e de autor na Itália, deixando uma marca indelével na cultura cinematográfica do país.

Entre os diversos títulos que levam sua assinatura, destacam-se “Ricomincio da tre”, dirigido por Massimo Troisi, “Notte prima degli esami”, de Fausto Brizzi, e “Ninfa Plebea”, de Lina Wertmuller. Sua influência também se estendeu à gestão do setor, sendo presidente da Associação Nacional das Indústrias Cinematográficas e Audiovisuais (Anica) entre 1998 e 2001.

Qual o legado de Fulvio Lucisano para o cinema?

Ao longo de sua prolífica carreira, Fulvio Lucisano foi agraciado com inúmeros reconhecimentos. Ele conquistou cinco estatuetas no David di Donatello, a principal premiação do cinema italiano, e recebeu duas indicações ao Oscar, solidificando seu prestígio internacional. Em 2005, seu conjunto da obra foi homenageado com um tributo especial no prestigioso Festival de Veneza. Dois anos mais tarde, ele recebeu o título de Cavaleiro do Trabalho, uma das mais altas condecorações concedidas na Itália a empresários de destaque.

Alessandro Giuli, ministro da Cultura da Itália, expressou seu pesar em comunicado: “Fulvio Lucisano foi um dos grandes artífices do cinema italiano. Ele representou um modo de fazer cinema fundado na paixão, na intuição, na coragem e na capacidade de reconhecer valor”, declarou Giuli, ressaltando a importância do produtor para a indústria.

Da IstoÉ com ANSA