Semanal

Morte de Olavo de Carvalho acelera crise do bolsonarismo

Morte de Olavo de Carvalho acelera crise do bolsonarismo

Foto: Alan Santos/PR

A morte de Olavo de Carvalho acontece quando sua influência no governo Bolsonaro já tinha acabado. Era um desfecho previsível. Logo após ganhar as eleições (para sua própria surpresa), o presidente precisava criar um plano de governo e preencher a administração com quadros de confiança. Na economia, pinçou Paulo Guedes e suas ideias ultraliberais e autoritárias. Para o resto, imaginou que poderia usar os seguidores do autointitulado filósofo que ganhou fama ao cristalizar a crise do petismo por meio de teses radicais copiadas dos neoconservadores americanos. Era um repertório que surfava no fenômeno das redes sociais e no velho supremacismo branco (derrotado mas não enterrado na Guerra de Secessão).

+ ‘Historinha de terror para acovardar a população’, disse Olavo sobre coronavírus
+ ‘Um dos maiores pensadores da história’, diz Bolsonaro sobre Olavo de Carvalho
+ Morre Olavo de Carvalho, escritor e guru bolsonarista, aos 74 anos, nos EUA

Bolsonaro achou que teria algum sucesso com os seguidores de Olavo em ministérios estratégicos: Educação, Relações Exteriores e Meio Ambiente, sem contar o gabinete do ódio.  Os admiradores do guru praticaram uma política de destruição e fragilizaram o governo. Nas cordas, Bolsonaro demitiu todos e tentou se escorar nos militares. Mas a militarização foi rechaçada pelas Forças Armadas e também fracassou. O presidente então entregou o poder ao Centrão, que até esse momento ainda procura estender suas garras para toda a administração. É a terceira e, provavelmente, última fase do governo.

Assim como o trumpismo, o bolsonarismo pode continuar existindo após a provável derrota de Bolsonaro em outubro. Mas o movimento está esfacelado. Escanteada, a ala ideológica (representada por nomes como Abraham Weintraub e Ricardo Salles) está em pé de guerra com a ala política. As eleições devem selar o divórcio. Cada vez mais distantes, os militares estão mais à vontade para criticar o governo e exercer sua independência institucional (vide o caso das declarações do diretor-presidente da Anvisa, um contra-almirante).

O Centrão abraçou o bolsonarismo com avidez e por oportunismo, mas já acena para Lula. O bolsonarismo parece voltar à sua feição original, sem força para sustentar um projeto de poder (o partido Aliança pelo Brasil nem saiu do papel). É um mau sinal para Lula. O PT precisa brandir a ameaça da reeleição de Bolsonaro para apagar seu passado e voltar ao poder. Com o derretimento de Bolsonaro, essa tarefa vai ser mais difícil.

Tópicos

bolsonarismo bolsonarista Bolsonaro Campinas CENTRÃO Como ler a obra de Olavo de Carvalho? Como se tornar uma pessoa mais culta e inteligente? Como ser mais inteligente Olavo de Carvalho? Covid-19 do que morreu olavo influenciador Jair Bolsonaro Lula militares morre Morre o escritor Morre o escritor Olavo de Carvalho morre olavo de carvalho morreu O que a Babilônia tem haver com o reggae? O que aconteceu com Henry Bugalho? O que defende Olavo de Carvalho? O que é a crença rastafári? O que é amor Olavo de Carvalho? O que é cultura por Olavo de Carvalho? Olavo de Carvalho olavo de carvalho bolsonaro olavo de carvalho fortuna olavo de carvalho responde filha olavo de carvalho saiu do hospital olavo de carvalho site olavo de carvalho sus olavo de carvalho twitter olavo de carvalho: últimas notícias Olavo Luiz Pimentel de Carvalho Onde nasceu Henry Bugalho? Onde o Olavo de Carvalho mora? Paulo Guedes Quais as características do rastafarianismo? Qual a idade de Olavo de Carvalho? Qual livro do Olavo de Carvalho ler primeiro? Qual o livro mais vendido de Olavo de Carvalho? Qual o nome do rasta? Qual o pensamento de Olavo de Carvalho? Quando nasceu Olavo de Carvalho? Quantas línguas fala o Olavo de Carvalho? Quantas páginas ler por dia Olavo de Carvalho? Quantos livros devo ler por ano Olavo de Carvalho? Quem é o apresentador do Rasta News? Quem é Olavo de Carvalho Brasil paralelo? Quem é Olavo de Carvalho Henry Bugalho? Quem é Rasta Brasil paralelo? Quem o rasta? trumpismo