A banda One Direction, também conhecida como 1D, surgiu em razão das audições falhas no programa ‘The X Factor’. Os cinco integrantes, então adolescentes e de forma individual, foram rejeitados pelos jurados em 2010. Contudo, Simon Cowell, produtor musical e ex-jurado do programa, admitiu ter visto grande potencial e se arriscou a juntá-los.

Apesar de não seguirem vitoriosos no programa britânico, nasceu ali a carreira de sucesso de uma das principais boy bands dos anos 2000. O primeiro álbum do grupo inglês, ‘Up All Night’, vendeu cerca de 170 mil cópias durante a primeira semana e todos os subsequentes estiveram nos hits da Billboard Hot 100.

O sucesso foi tanto que o grupo ganhou produtos comerciais, turnês especiais e documentário – “This is Us”. Atingindo recordes massivos, a banda vendeu mais de 50 milhões de discos ao redor do mundo e, em 2014, se tornou o primeiro conjunto a ter os quatro primeiros álbuns no topo da aclamada lista Billboard 200.

Mas por que acabar?

O início do fim começou com a dramática saída de Zayn Malik em 2015. Os motivos nunca foram totalmente revelados, mas assessorias da época informaram que o artista decidiu focar em “relaxar e ficar fora dos holofotes”. A data do anúncio, 25 de março, ainda é lembrada pelos fãs todos os anos.

Um ano depois, em 2016, após o lançamento do último álbum ‘Made in the A.M.’ e o videoclipe da música ‘History’, o One Direction anunciou uma pausa de 18 meses que acabou se estendendo até hoje. O último show deles juntos foi em 2016, na Inglaterra, durante a turnê “On the Road Again”. Depois disso, os membros nunca mais se apresentaram juntos e seguiram com suas carreiras solo.

O pós One Direction

Harry Styles continuou sendo cantor, compositor e testou as telas com quatro filmes. É conhecido por sua influência na música pop e por sua voz e presença carismática no palco – celebrado como um dos artistas mais memoráveis de sua geração.

Além de seu sucesso como membro da boyband, alcançou muitas conquistas em sua carreira solo, com álbuns premiados e aclamados pela crítica, turnês com recordes de público, pré-estreias de filmes e reconhecimento de seu estilo vestual forte.

Louis Tomlinson seguiu como cantor, compositor e empresário, lançando dois álbuns de sucesso. Após o hiato, introduziu sua carreira solo, mostrando sua versatilidade artística e desenvolvendo uma base de fãs mundial. Tomlinson também possui produções musicais aclamadas e uma turnê atual (2023/2024) de grande êxito. Sua presença simpática em entrevistas e o apreço por sua época na banda são traços marcantes e adorados pelos fãs.

Niall Horan continuou como cantor, compositor e músico irlandês. Com sua afinidade como guitarrista e voz suave conquistou o coração dos fãs ao redor do mundo. Após o fim, seguiu com uma carreira bem-sucedida, lançando álbuns bem vistos e realizando turnês internacionais. Sua última tour, “The Show”, passou pelo Brasil em setembro deste ano e esgotou ingressos no Parque do Ibirapuera.

Depois de sua saída antecipada da 1D, Zayn Malik continuou como cantor, compositor e modelo. Se destacou como uma figura influente na cultura pop, explorando uma variedade de gêneros musicais. Malik não aparece tão publicamente como os outros, sendo mais reservado e preservando seu tempo em família – o artista tem uma filha de 4 anos, Khai Malik. Em 2024 se mostrou mais participativo em entrevistas e lançou sua primeira turnê solo, “Stairway to the Sky”, que terá início no fim de outubro deste ano.

Já Liam Payne cativou o público mundial e conquistou sucesso comercial com hits de vendas por suas habilidades musicais. Após o hiato, ele continuou como artista solo, explorando estilos musicais e fazendo parcerias com renomados produtores e artistas. Liam sempre esteve presente em eventos de lançamento dos projetos dos outros ex-membros.

Na quarta-feira, 16, faleceu em um hotel na Argentina aos 31 anos. Payne caiu do terceiro andar do hotel CasaSur, no bairro de Palermo, a polícia local continua investigando as possíveis causas do acidente. Pouco antes da queda uma ligação foi feita do hotel, relatando que “um homem estava alterado e destruindo seu quarto” – supostamente Liam. O jornal argentino La Nación divulgou imagens do quarto onde ele estaria hospedado, totalmente destruído e com substâncias espalhadas pelas mesas – ainda não foi confirmado se seria cocaína.

Em 2021, Liam contou à imprensa sobre seus problemas com drogas e álcool – desenvolvidos desde sua época na banda. Em junho do ano passado o cantor comemorou seis meses de sobriedade. Payne deixa um filho, chamado Bear, família e fãs desolados.

*Estagiária sob supervisão