A morte precoce do prefeito Bruno Covas (PSDB), de 41 anos, na manhã deste domingo, 16, gerou comoção no meio político. Ao longo de um ano e meio, o tucano demonstrou determinação e otimismo para tratar de um câncer agressivo já descoberto em processo de metástase.

+ Bolsonaro presta solidariedade aos familiares de Bruno Covas
+ Cortejo com corpo de Bruno Covas deixa a Prefeitura e segue para Santos
+ Time do coração de Bruno Covas, Santos decreta luto oficial de 7 dias

Desde abril, a doença evoluiu muito rapidamente e complicações em seu tratamento levaram à morte, pela primeira vez, de um prefeito de São Paulo durante o mandato. A consciência em relação ao avô, Mário Covas, que também morreu de câncer quando era governador do Estado, há 20 anos, torna a morte ainda mais marcante e sofrida entre amigos e familiares. Bruno Covas deixa o filho Tomás, de 15 anos.

Governador de São Paulo e ex-companheiro de chapa de Covas, João Doria agradeceu os momentos compartilhados com o prefeito. Em nota, Doria presta solidariedade aos pais de Covas, Renata e Pedro, o irmão, Gustavo e o filho, Tomás.

“Tive o privilégio de acompanhá-lo desde o início da vida pública, ao lado do seu avô Mario Covas. Tive a honra de tê-lo como vice, na prefeitura de São Paulo. E a alegria de ver seus ideais e realizações aprovados nas eleições de 2020. Bruno Covas era sensível, sereno, correto, racional, pragmático e ponderado. Voz sensata, sorriso largo e bom coração. Bruno Covas era esperança. E a esperança não morre: ela segue, com fé, nas lições que ele nos ofereceu em sua vida. Muito obrigado, Bruno. Você foi e continuará sendo para todos nós, um eterno exemplo”, escreveu.

Líder histórico do PSDB, o senador José Serra lamentou a morte precoce do prefeito, que classificou como “uma imensa perda”. “Era uma bela figura humana e um grande quadro político. Fará muita falta a todos nós e à cidade de São Paulo, que ele vinha administrando com dedicação e competência.”

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, lamentou a perda humana e política com a partida de Covas. “Guerreiro Jovem. Jovem Guerreiro. Preparado para servir a vida pública, inspirador, decente, bem humorado, Amigo, pai amoroso. Na escassez de Grandes quadros na vida pública nacional é uma perda imensa. Que Deus acolha esse ser fantástico. E sua família seja imensamente confortada por sua exemplar vida. A Tomás do fundo do coração um afetuoso abraço”, escreveu.

Luciano Huck: a cidade de São Paulo está de luto

“Que tristeza. A cidade de São Paulo está de luto. O prefeito Bruno Covas partiu. Cedo demais. Fica o exemplo de um gestor moderno, que fez política com espírito público e responsabilidade. Um cara correto e trabalhador. Aos familiares, todo o meu carinho. Fiquem com Deus”, disse pelo Twitter.

‘Com ele vai embora parte da nossa esperança’, diz Temer sobre Bruno Covas

“Acabo de receber a tristíssima notícia do falecimento de Bruno Covas. Tão jovem, tão afável, tão idôneo. Com ele vai embora parte da nossa esperança. Descansa em paz”, escreveu Temer em sua rede social.

Ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre diz que SP perdeu político de princípios

“Perdemos um homem de valor e a cidade de São Paulo perde um político de princípios”, escreveu o parlamentar em seu Twitter.

Presidente da Câmara lamenta morte e elogia Bruno Covas durante a pandemia

Lira afirmou que o tucano era “um jovem talento na política, que travou com coragem e otimismo uma árdua batalha”. Ele disse ainda que admira a forma aguerrida como Bruno Covas “conduziu a pandemia na maior cidade do País e como fez sua campanha de eleição para a prefeitura”.

Prefeito do Rio lamenta morte de Bruno Covas

“Meus sentimentos em nome dos cariocas a todos os paulistanos pela morte do Prefeito Bruno Covas. Bruno foi um exemplo de homem público e gestor que continuará sendo seguido. Meu carinho especial à família e aos amigos próximos. Que Deus possa confortar seus corações”, escreveu Eduardo Paes no Twitter, minutos após a confirmação da notícia.

Ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta lamenta morte de Bruno Covas

“Tristeza, Bruno Covas, meu colega de legislatura, homem público de valores, íntegro. Lutou o bom combate. Que possa descansar em paz após essa batalha. E que Deus conforte o coração dos familiares e amigos”, escreveu em seu perfil do Twitter.