Stella Rimington, a primeira mulher a liderar o serviço de inteligência interno britânico, o MI5, morreu no domingo (3) aos 90 anos, anunciou a organização nesta segunda-feira.
Chefe do MI5 de 1992 a 1996, Rimington é considerada como a inspiração para o personagem ‘M’, interpretado pela atriz Judi Dench nos filmes de James Bond.
Ela foi a primeira diretora-geral publicamente anunciada do MI5.
Como primeira mulher nesse cargo, “quebrou barreiras antigas e encarnou a importância da diversidade na liderança”, afirmou o atual chefe do serviço de inteligência interno britânico, Ken McCallum, em comunicado.
Rimington promoveu “uma nova era de abertura e transparência sobre o trabalho realizado pelo MI5 para garantir a segurança, um legado que permanece até hoje”, destacou.
Nascida em 13 de maio de 1935 em South Norwood, no sul de Londres, Stella Rimington começou a trabalhar em tempo integral no MI5 em 1969.
Ela foi recrutada quatro anos antes como datilógrafa para o serviço na embaixada britânica em Nova Deli, onde acompanhava seu marido diplomata.
No MI5, ocupou cargos na contraespionagem e no antiterrorismo antes de ascender à direção geral.
Depois dela, somente outra mulher liderou o MI5, Eliza Manningham-Buller, entre 2002 e 2007.
Em 15 de junho, Blaise Metreweli foi nomeada a primeira mulher chefe do serviço de inteligência estrangeiro britânico, o MI6.
alm/mhc/mm/eg/es/lm/am