BOLONHA, 21 SET (ANSA) – O ex-meio-campista Romano Fogli, um dos heróis do último Scudetto conquistado pelo Bologna, morreu nesta terça-feira (21), aos 83 anos de idade. Ele lutava havia anos contra uma grave doença Conhecido pela sua inteligência tática e grande velocidade, Fogli viveu os melhores momentos da carreira ao longo de sua passagem pelo Bologna. Em quase 350 jogos, anotou 15 gols e faturou o título da temporada 1963/64 da Série A.   

Revelado pelo Torino, Fogli também defendeu Catania e Milan, onde venceu a edição de 1968/69 da Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes. Pela seleção da Itália, disputou a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra.   

Depois de pendurar as chuteiras, Fogli se arriscou na carreira de técnico, mas não obteve o mesmo sucesso de quando era jogador. Seu último trabalho foi entre 1998 e 2000, quando foi auxiliar técnico de Giovanni Trapattoni na Fiorentina.   

O presidente da Federação Italiana de Futebol (Figc), Gabriele Gravina, lamentou a morte de Fogli, assim como o prefeito da cidade de Bolonha, Virginio Merola.   

“Em nome da cidade, me associo às condolências pela morte de Romano Fogli, protagonista de uma época inesquecível e um dos carros-chefe do nosso Bologna. Ele foi um grande atleta que também se destacou nacionalmente”, escreveu o político. (ANSA).   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias