Morreu nesta segunda-feira (18), após uma parada cardiorrespiratória, o Policial Militar Elder Vilhena dos Santos, de 37 anos, em Belém, no Pará. Ele estava internado em estado grave após ter sido atingido na cabeça com uma barra de ferro no último dia 11 por um homem de 44 anos, durante uma ação da polícia. As informações são do UOL.

Conforme o Ministério Público Militar, o agressor estaria em surto psicótico e resistiu a 17 disparos de balas de borracha. A PM foi acionada por moradores que relataram ameaças de um homem que estava “transtornado” e armado com uma barra de ferro na rua.

Um vídeo da ação dos policiais mostra o momento em que quatro policiais atiram com balas de borracha contra o suspeito, que continua avançando contra os militares. Nas imagens, Elder corre de costas com a arma não mão quando cai no chão e é agredido pelo homem. O militar foi atingido por golpes de barra de ferro na cabeça e sofreu traumatismo craniano.

https://www.facebook.com/PautaDiariaInFoco/videos/1111667872620937

A equipe reagiu e atirou com munição letal contra o homem, que morreu no local do crime. O cabo foi socorrido e levado para o Hospital Regional Metropolitano de Ananindeua.

Conforme o promotor de Justiça Armando Brasil, a morte do suspeito é considerada um ato de legítima defesa pelos militares, pois a continuação dos golpes com a barra de ferro poderia levar o policial à morte e atacar outras pessoas.