O americano Paul Silas, três vezes campeão da NBA como jogador e primeiro treinador de LeBron James, morreu aos 79 anos, informou neste domingo a liga americana de basquete.

“Lamentamos o falecimento de Paul Silas, ex-jogador All-Star e treinador da NBA”, disse o comissário da liga, Adam Silver.

“A contribuição de Paul a este esporte se reflete nos muitos jogadores e treinadores a quem ele inspirou, incluindo seu filho, Stephen Silas”, atual técnico do Houston Rockets, ressaltou Silver.

Popular e extremamente competitivo como jogador, Silas foi campeão da NBA com o Boston Celtics em 1974 e 1976 e com o Seattle SuperSonics em 1979.

Com seus 2,01m de altura, ele foi um excelente pegador de rebotes (média de 12.357 na carreira), o 21º da história nesta estatística.

Silas foi escolhido em duas ocasiões para o All-Star Game, em 1872 e 1975, e outras duas para o “All Defensive Team”, que reúne os melhores jogadores de defesa da liga. Ao final de seus 16 anos de carreira, teve de média quase um duplo-duplo, com 9,4 pontos e 9,9 rebotes por jogo.

Encerrada sua etapa como jogador, Silas passou quase três décadas trabalhando como treinador ou auxiliar, destacando-se especialmente no Charlotte Hornets, franquia que levou às semifinais de conferência em duas ocasiões (2001 e 2002).

“Paul foi um incrível líder motivador”, reconheceu o lendário Michael Jordan, atual proprietário dos Hornets. “Foi uma das grandes personalidades do nosso esporte de todos os temos, sentiremos sua falta”.

Entre 2003 e 2005, Silas esteve à frente do Cleveland Cavaliers, onde foi o primeiro treinador do superastro LeBron James na NBA.

Seu filho, Stephen Silas, assumiu em 2020 seu primeiro cargo de técnico principal no Houston Rockets, depois de ter trabalhado durante anos como auxiliar de Paul Silas em outras franquias.

mb-gbv/cl/cb