Após uma dura luta de sete anos contra a esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa, Patrick Quinn morreu aos 37 anos. A informação foi divulgada pela sua página oficial no Facebook.

“É com grande tristeza que devemos compartilhar o falecimento de Patrick esta manhã. Ele foi uma bênção para todos nós de muitas maneiras. Sempre vamos lembrar dele por sua inspiração e coragem em sua luta incansável contra ELA”, divulgou.

Conhecido por ter sido um dos criadores do Desafio do Balde de Gelo, Patrick contou com a ajuda do amigo Peter Frates para criar a atividade que tomou proporções mundiais, no qual milhares de pessoas fizeram o desafio de passar por um ‘banho’ de gelo.

Também chamada de doença de Lou Gehrig, a ELA foi vinculada ao desafio após Quinn ter o conhecimento de uma atividade parecida. Na sequência, Frates divulgou a campanha.

O resultado foi a adesão de milhares de pessoas entre famosos e anônimos pelo mundo inteiro, o que ajudou a arrecadar R$ 1,3 bilhão para a campanha para ajudar no estudo e possível tratamento contra a doença.

Parceiro de Patrick, Frates também sofria de ELA e morreu aos 34 anos no último ano. No entanto, a campanha de 2014 da dupla elevou o conhecimento sobre a doença para outro patamar.