Morre o ex-senador Benedito de Lira, pai de Arthur Lira, aos 82 anos

Prefeito de Barra de São Miguel, em Alagoas, Biu estava internado desde de dezembro, quando passou por cirurgia de emergência

Ex-senador Benedito de Lira
Ex-senador Benedito de Lira Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O ex-senador e prefeito de Barra de São Miguel (AL), Benedito de Lira (Progressistas), morreu aos 82 anos na manhã desta terça-feira, 14, em um hospital em Maceió, capital de Alagoas. A informação foi confirmada pela Câmara dos Deputados, comandada por seu filho, Arthur Lira (Progressistas-AL).

Biu, como era conhecido, estava internado desde dezembro, quando precisou passar por uma cirurgia de emergência. O político passava por tratamento contra o câncer.

Formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Biu de Lira era empresário do ramo do agronegócio. Junto a Arthur Lira, o ex-deputado era sócio de uma empresa especializada em criação de gado nelore.

Benedito começou sua trajetória política em 1973, quando foi eleito vereador em Maceió. Ficou no cargo por dez anos, quando foi alçado a deputado estadual, onde permaneceu até 1995.

Em 1994, foi eleito deputado federal pela primeira vez, mas ficou fora da Câmara em 1998. Ele retornaria ao cargo apenas em 2003, permanecendo até janeiro de 2011.

Foi eleito senador em 2010 e se manteve no Congresso Nacional por mais oito anos. Nesse período, Biu fazia dobradinha com seu filho, Arthur Lira, já eleito deputado federal.

Ao deixar o Senado, candidatou-se à prefeitura de Barra de São Miguel. Foi eleito em 2020, sendo reeleito no ano passado. No dia 1º de janeiro, data da posse, Biu de Lira não participou da cerimônia e foi representado por Arthur.

O velório de Biu deve começar nesta terça-feira após a liberação do corpo. O sepultamento está programado para às 10h, no cemitério Parque das Flores, em Maceió.

Nas redes sociais, Arthur Lira lamentou a morte do pai e afirmou que o ex-prefeito de Barra de São Miguel o ensinou a enfrentar frustrações.

“Um sentimento de vazio, dor e tristeza profunda toma o meu coração e o da nossa família. Mas ele, o nosso Biu de Lira, nos ensinou a enfrentar as frustrações, a levantar a cabeça e seguir em frente”, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados.