O ator mexicano Rubén Aguirre, conhecido no Brasil com intérprete do famoso Professor Girafales do programa “Chaves”, morreu nesta sexta-feira aos 82 anos, segundo informou um de seus colegas de trabalho.

“Meu professor favorito descansa em paz. Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muitas saudades”, afirmou no Twitter o ator Edgar Vivar, que ficou conhecido por viver Seu Barriga e Nhonho.

Aguirre, que há tempos sofria de diabetes, foi recentemente hospitalizado por complicações de uma pneumonia.

Nascido em 1934, em Monterrey (nordeste), Aguirre, de 1,90 metro de altura era casado desde 1960 e tinha sete filhos.

Sua carreira artística nasceu com o personagem do palhaço Pipo, antes de conhecer o comediante Roberto Gómez Bolaños, criador de “Chaves” e “Chapolim Colorrado”.

Bolaños desenvolveu para ele vários personagens até surgir o professor Girafales, recordado por ser o eterno apaixonado pela viúva Dona Florinda, mãe do mimano Quico.

A morte de Aguirre se soma às de outros integrantes do elenco do seriado que por décadas cativa toda a América Latina.

Bolaños faleceu em novembro de 2014 aos 85 anos.

Também morreram Seu Madruga (Ramón Valdéz, em 1988) e Dona Clotilde, a “Bruxa do 71” (Angelines Fernández, em 1994).

“O que mais me dói é que está acabando uma era maravilhosa, mágica, que não se repetirá. Uma era de diversão com bons valores, diversão verdadeira e atemporal, sem barreiras de espaço e de países”, declarou Florinda Meza, a viúva de Bolaños, que também vivia Dona Florinda.

Ela disse que nã pretende ir ao enterro do colega porque ainda sofre com a morte de seu marido.

“Seria reviver o que não posso superar. Já passou um ano e meio e não consegui superar. Acho que depois visitarei seu túmul e sua família”, explicou.

yo/lth/fj/cn