02/12/2024 - 8:28
Marshall Brickman, roteirista de filmes, comédias para a televisão e para a Broadway, morreu na última sexta-feira, 29, aos 85 anos de idade.
Ele ficou mais conhecido no meio de Hollywood por colaborar em três dos filmes mais elogiados de Woody Allen, incluindo o vencedor do Oscar “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”.
Sua filha Sophie Brickman confirmou a morte, mas não revelou a causa.
Brickman e Allen se uniram pela primeira vez no roteiro de “O Dorminhoco” (1973), uma comédia de ficção científica ambientada em uma América totalitária do século XXII.
“Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” (1977), o romance vencedor do Oscar sobre neuróticos urbanos, foi seu segundo projeto da dupla e ganhou quatro Oscars: Melhor Filme, Melhor Atriz (Diane Keaton), Melhor Diretor (Allen) e Melhor Roteiro.
Os dois também escreveram o roteiro de “Manhattan” (1979), uma comédia romântica contemporânea em preto e branco aclamada na época como uma carta de amor a Nova York.
Além da filha Sophie, Brickman deixa sua esposa, Nina Feinberg, editora de filmes e produtora de televisão, com quem se casou em 1973; outra filha, Jessica Brickman; e cinco netos.