Morreu aos 68 anos um dos maiores jogadores italianos da história do basquete no país, Marco Bonamico. Ele estava internado há algum tempo no hospital Bellaria, em Bolonha, na Emilia-Romagna, onde faleceu.
Bonamico, ativo nas décadas de 1970 e 1980 e figura-chave da seleção de Sandro Gamba, conquistou a prata nos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980 e o título europeu em Nantes em 1983.
+ Mural de Lamine Yamal é vandalizado em Barcelona e ganha ilustrações dos sete anões
+ Corinthians vive semana de decisões dentro e fora de campo: dérbi e votação de impeachment
Nascido em Gênova, capital da Ligúria, o atleta apelidado de “Marine” fez carreira principalmente no Virtus Bologna, onde jogou por várias temporadas, conquistando dois títulos da Liga.
Quando a regra do arremesso de três pontos foi introduzida em meados da década de 1980, ele foi um dos primeiros a usá-la, provando ser muito preciso em lances de longa distância.
Após sua longa carreira como jogador, Bonamico se manteve no mundo do basquete como comentarista técnico para o canal estatal Rai por muitos anos, tendo sido também presidente da associação Legadue.
“Marco Bonamico foi um dos pilares do basquete italiano, desempenhando papéis importantes na história do nosso esporte. É uma lenda e por isto está no coração de todos”, afirmou o presidente da Federação Italiana de Basquete, Gianni Petrucci, que lembrou ainda que o jogador tinha “humor, simpatia e relações humanas com todo o universo do basquete”.
“Bolonha irá se recordar dele com grande afeto, como também a Itália e toda a Europa, já que Bonamico foi um atleta importante do basquete europeu”, concluiu Petrucci.