Morre Luc Montagnier, Nobel de Medicina que descobriu HIV

PARIS, 10 FEV (ANSA) – O virologista francês Luc Montagnier, vencedor do prêmio Nobel de medicina por descobrir o HIV, morreu aos 89 anos, em um hospital em Neuilly-sur-Seine, nos arredores de Paris.   

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (10) pela imprensa francesa, que afirma que o pesquisador faleceu “na presença de seus filhos”, em 8 de fevereiro. Não há informações sobre as circunstâncias e causa da morte.   

“Desta vez o coração cedeu”, disse o médico Gérard Guillaume, considerado um dos mais fiéis colaboradores de Montagnier, consultado pela ANSA em Paris.   

Ao ser questionado sobre as causas da morte do professor francês, se ele morreu de Covid-19, Guillaume se limitou a responder: “Não cabe a mim dar informações, cabe à família decidir se expressar ou não. Posso dizer que ele partiu em paz, com dignidade, ao lado de seus entes queridos. Era muito velho, doente há algum tempo, frágil”.   

Ao longo de sua carreira, Montagnier descobriu, com seus colaboradores Jean-Claude Chermann e Françoise Barré-Sinoussi, o vírus da imunodeficiência humana (HIV). O Nobel pela descoberta do vírus da Aids foi concedido em conjunto para Montagnier e Barré-Sinoussi, em 2008.   

No ano passado, Montagnier se envolveu em polêmica e virou notícia ao afirmar que as vacinas contra Covid-19 estavam causando as novas variantes do coronavírus. A informação, porém, é enganosa, segundo especialistas. (ANSA)