A indígena Jaqueline Tedesco, de 26 anos, da etnia kaingang, morreu nesta sexta-feira, 15, após ter 30% do corpo queimado em um acidente com fondue no restaurante Le Petit, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Recém-formada no curso de Direito pela Furg (Universidade Federal de Rio Grande), ela estava no local com a família, amigos e o namorado para comemorar a conquista.

+ Estudante indígena tem 30% do corpo queimado após acidente com fondue em restaurante no RS

A informação foi divulgada pela advogada da família de Jaqueline, Aisllana Zogbi. “Com imenso pesar e extrema dor no coração, informo o falecimento de Jaqueline Tedesco. Não existem palavras para mensurar tamanha dor”, completou.

À ISTOÉ, a advogada relatou que Jaqueline sofreu duas paradas cardíacas e não resistiu. O corpo foi transferido ao IML (Instituto Médico Legal) para ser submetido a exame de necropsia, para se averiguar a causa da morte.

O acidente ocorreu no momento em que o rechaud, espécie de fogageiro usado na preparação de fondue, foi reabastecido. Jaqueline sofreu graves queimaduras no queixo, braços, seios e mãos. Além dela, uma funcionária do estabelecimento acabou sendo atingida pelas chamas. As duas precisaram ser levadas às pressas para um hospital da região.

Jaqueline estava internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Rio Grande, onde precisou ser entubada e sedada.

O restaurante Le Petit ainda não se pronunciou sobre a morte de Jaqueline. A última nota, divulgada no story do Instagram, o estabelecimento ressaltou que prestou toda assistência à cliente e à funcionária e passaram a acompanhar de perto o caso das duas.

Por meio do Instagram, a Arpinsul (Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul) lamentou o ocorrido e manifestou os “mais sinceros e profundos sentimentos aos familiares, amigos e ao Povo Kaingang e todos de nossa região”.

Jaqueline era a quarta indígena a se formar em Direito pela Furg (Universidade Federal de Rio Grande), sendo a primeira a ocupar o cargo de coordenadora-geral do DCE (Diretório Central de Estudantes) da universidade.