Morre Hermeto Pascoal, aos 89 anos, no Rio de Janeiro

Hermeto
Hermeto Foto: Reprodução

O multi-instrumentalista Hermeto Pascoal morreu neste sábado, 13, aos 89 anos no Hospital Vitória, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada nas redes sociais do músico.

“Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música”, disse a família.

“No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música. Como ele sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta: escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d’água, a cachoeira, a música universal segue viva… Quem desejar homenageá-lo, deixe soar uma nota no instrumento, na voz, na chaleira e ofereça ao universo. É assim que ele gostaria. Gratidão por todo carinho ao longo do caminho”, completou.

Natural de Lagoa da Canoa, distrito de Arapiraca (AL), Hermeto foi um dos artistas que mais inovou na música brasileira.

Nascido em 22 de junho de 1936, ele era autodidata e aprendeu a tocar acordão aos 10 anos e ficou conhecido por criar sons com objetos inusitados, como panelas, garrafas, brinquedos e até animais.

A obra do artista era marcada pela improvisação e experimentação, ganhou o mundo e foi reconhecida por nomes como Miles Davis, que o chamou de “o músico mais impressionante do mundo”.

Quando completou 14 anos estreou com o irmão José Neto na Rádio Tamandaré, em Recife. Depois, passou por outras rádios e orquestras, como a Tabajara, na Paraíba, e a Rádio Mauá, no Rio de Janeiro.