O futebol brasileiro está de luto. Morreu nesta sexta-feira, 3 de outubro, o ex-meia Edu Manga, aos 58 anos. Conhecido pela habilidade técnica e pelos dribles desconcertantes, o ex-jogador lutava contra um câncer e estava em tratamento em Guayaquil, no Equador, país onde residia. A informação foi confirmada por familiares nas redes sociais.
- Quem: Eduardo Antônio dos Santos, o Edu Manga.
- O quê: morreu aos 58 anos, vítima de um câncer.
- Trajetória: meia habilidoso revelado pelo Palmeiras na década de 1980.
- Destaques: teve passagens por Corinthians, Sport, Náutico, Seleção Brasileira e clubes no exterior.
Revelado nas categorias de base do Palmeiras em 1985, Edu Manga foi um dos principais jogadores da equipe em um período de escassez de títulos do clube, sendo peça fundamental na campanha do vice-campeonato brasileiro de 1986. Seu talento o levou à Seleção Brasileira, pela qual disputou a Copa América de 1987 e somou 10 partidas.
Após deixar o Palmeiras, em 1989, o meia iniciou uma carreira internacional, atuando pelo América (México), Emelec (Equador) e por clubes no Japão e no Chile. No retorno ao Brasil, na década de 1990, defendeu rivais do seu clube formador, como o Corinthians e o América-MG, além de ter jogado por Sport e Náutico, encerrando a carreira no Figueirense, em 2002.
Após pendurar as chuteiras, Edu Manga fixou residência no Equador, onde era ídolo do Emelec. Ele trabalhava como dirigente de futebol, tendo atuado como diretor esportivo do Emelec em 2022. O ex-jogador deixa um legado de habilidade e um estilo de jogo clássico que marcou uma geração do futebol brasileiro.