Morre dom José Maria Pires, o arcebispo mais velho do Brasil

SÃO PAULO, 28 AGO (ANSA) – O arcebispo emérito da Paraíba, dom José Maria Pires, morreu neste domingo (27), aos 98 anos, em decorrência de complicações causadas por uma pneumonia em um hospital de Belo Horizonte, em Minas Gerais.   

Conhecido como “dom Pelé”, Pires será velado nesta segunda-feira (28) na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Floresta, na capital mineira, segundo informou a a Arquidiocese de Belo Horizonte.   

Após o velório, acontecerá uma celebração eucarística. Já o sepultamento de dom Pelé será em João Pessoa.   

Nascido em 1919, o religioso ficou à frente da Arquidiocese de 1966 até 1995. Ele tinha 70 anos de ordenação como padre e 60 como bispo. Ao longo de sua vida, foi presidente da Comissão Episcopal do Nordeste 2, que inclui os estados do Rio Grande do Norte, paraíba, Pernambuco e Alagoas.   

Em nota, a Arquidiocese da Paraíba lamentou o falecimento de Pires e afirmou que o arcebispo dom Manoel Delson cancelou a agenda pessoal para tratar sobre os detalhes da cerimônia.   

“Dom José foi um dos catequistas mais ativos e humildes à frente do seu rebanho, e que soube impor a sua voz, sempre que necessário, em defesa dos menos favorecidos”, diz o texto.   

(ANSA)