A diretora-presidente da FSV (Fundação de Vigilância em Saúde) do Amazonas, Rosemary Costa Pinto, de 61 anos, morreu na tarde desta sexta-feira (22) em Manaus (AM), vítima de complicações da Covid-19. As informações são da Folha.

Sanitarista e epidemiologista, ela foi uma das fundadoras da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, onde estava há 25 anos. Rosemary era farmacêutica bioquímica formada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e especialista em informação e informática em saúde pela Ufam (Universidade Federal do Amazonas).

Segundo a reportagem, Rosemary recebeu o diagnóstico para Covid-19 no dia 5 de janeiro, iniciando tratamento em casa, mas precisou ser internada no dia 11. Seu quadro se complicou e ela acabou não resistindo.

Pelo twitter, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), prestou homenagem a Rosemary. “Ela foi incansável no enfrentamento a tantas doenças epidemiológicas e muito em relação à Covid-19 em nosso estado. Era a palavra que nos orientava e que tinha o respeito de todos que a ouviam. Vá em paz, minha querida Dra. Rose. A Dra. Rose do Amazonas”, disse o governador, que decretou luto oficial no estado por três dias.