Morre David Nabarro, médico responsável por liderar resposta da ONU à Covid-19

David Nabarro
O médico britânico David Nabarro atuou em diversas crises sanitárias Foto: Victoria Jones/Pool via REUTERS

O médico britânico David Nabarro, conhecido por liderar a resposta das Nações Unidas (ONU) em crises como a gripe aviária, a epidemia de Ebola e a pandemia de Covid-19, morreu aos 75 anos.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) — órgão de saúde da ONU –, confirmou a informou por meio das redes sociais neste sábado, 26.

+ OMS alerta sobre possível 3ª onda de Covid na Europa

“David foi um grande defensor da saúde global e da equidade em saúde, além de um mentor generoso para incontáveis pessoas. Seu trabalho tocou e impactou muitas vidas ao redor do mundo”, escreveu no X. A informação também foi confirmada pela fundação suíça 4SD, uma organização voltada ao desenvolvimento sustentável e da qual o médico era diretor estratégico.

O médico morreu na sexta-feira, 25, de forma repentina e em casa, localizada em Ferney-Voltaire, na França, arredores de Genebra. A causa da morte não foi divulgada.

Envolvimento na crise de Covid-19

Desde o início do surto de Covid-19, em 2020, o médico britânico atuou como enviado especial da OMS para lidar com a pandemia. Ele foi uma das principais vozes da ONU para enfrentar a crise sanitária e defendeu, em diversas ocasiões, mais cooperação internacional e apoio aos países mais pobres.

Além do cargo na OMS, Nabarro foi codiretor do Instituto de Inovação em Saúde Global do Imperial College, em Londres, Inglaterra.

Outro ponto que se destacam na trajetória do médico britânico foi o papel central em respostas globais a emergências sanitárias. Ele coordenou as iniciativas na ONU contra epidemia de Ebola na África Ocidental, a gripe aviária e outras ameaças à saúde pública.

Como reconhecimento à sua atuação na área de saúde global, Nabarro foi condecorado pelo rei Charles III com o título de cavaleiro em 2023. No ano 2018, recebeu o World Food Prize, considerado o “Nobel da alimentação”, por seu trabalho em segurança alimentar e combate à fome.