Morre David José, primeiro Pedrinho do ‘Sítio do Picapau Amarelo’

O ator morreu em decorrência de uma doença pulmonar progressiva, diagnosticada em 2017

Morre David José, primeiro Pedrinho do 'Sítio do Picapau Amarelo'
Morre David José, primeiro Pedrinho do 'Sítio do Picapau Amarelo' Foto: Reprodução/montagem web

O ator, jornalista, historiador e escritor David José Lessa Mattos Silva faleceu nesta segunda-feira, 6, aos 83 anos, em São Paulo. Ele ficou conhecido por interpretar o primeiro Pedrinho de O ‘Sítio do Picapau Amarelo’ exibida pela TV Tupi entre 1955 e 1959.

De acordo com informações divulgadas pela família, David José morreu em decorrência de uma doença pulmonar progressiva, diagnosticada em 2017.

Considerado um dos pioneiros da televisão brasileira, o artista iniciou sua trajetória ainda muito jovem. Aos 12 anos, em 1954, ingressou no Teatro Escola de São Paulo (TESP). No ano seguinte, já conquistava o público infantil ao dar vida ao icônico personagem criado por Monteiro Lobato.

Além do trabalho como ator, David José teve uma sólida carreira no teatro e na vida acadêmica. Graduado em Ciências Sociais pela USP, também estudou nas universidades Paris VIII e Paris X, na França.

De volta ao Brasil, publicou o livro O espetáculo da Cultura Paulista: Teatro e TV em São Paulo – 1940-1950, obra que se tornou referência para pesquisadores da dramaturgia paulista.

O velório de David José será realizado nesta terça-feira, 7, em São Paulo, a partir das 9h. O artista deixa a esposa, dois filhos e dois netos.