Morre a atriz Shannen Doherty, a Brenda de Barrados no Baile, aos 53 anos

A photograph taken on August 7, 2019 shows US actress Shannen Doherty attending the FOX Summer TCA 2019 All-Star Party at Fox Studios in Los Angeles. US actress star of
Foto: Michael Tran / AFP

A atriz Shannen Doherty, uma das protagonistas da série dos anos 1990 “Barrados no Baile”, morreu no sábado, 13, aos 53 anos, informa a revista People.

+ Princesa Kate chega a Wimbledon para final masculina de tênis

Segundo a publicação, a notícia foi confirmada pela assessoria da atriz. “É com o coração pesado que confirmo o falecimento da atriz Shannen Doherty. No sábado, ela perdeu sua batalha contra o câncer depois de muitos anos de luta contra a doença”, disse uma assessora à revista People.

Doherty foi diagnosticada com câncer de mama em 2015 e, desde então, lutava contra a doença. Em abril de 2017 disse que a doença havia entrado em remissão. Contudo, o câncer retornou em 2019. No ano seguinte, Doherty anunciou seu diagnóstico de câncer metastático em estágio 4.

Sobre seu câncer de mama em estágio 4, que já havia se espalhado para seus ossos, ela disse na época que não “queria morrer”, relata a People.

“Eu não terminei de viver. Eu não terminei de amar. Ainda não terminei de criar. Ainda não terminei de mudar as coisas para melhor”, disse ela à People. “Eu simplesmente não terminei.”

Então, em junho de 2023, a atriz contou que o câncer havia se espalhado para seu cérebro e que ela havia sido submetida a uma cirurgia. “Ele teve que ser removido e dissecado para ver sua patologia”, disse ela à People em agosto de 2023. “Foi definitivamente uma das coisas mais assustadoras que já passei em toda a minha vida.”

A People lembra que, antes da sua morte, Doherty esperava aumentar a sensibilização e aumentar os fundos para a investigação sobre o câncer.

“Quando você se pergunta: ‘Por que eu? Por que peguei câncer?’ e depois ‘Por que meu câncer voltou? Por que estou no estágio 4?’, que leva você a buscar o propósito maior da vida”, disse ela.

Carreira

Além de seu papel como Brenda Walsh em Barrados no Baile, série com o nome original de Beverly Hills 90210, Doherty também estrelou a série Charmed, como Prue Halliwell, uma das três bruxas da história.

Nascida em Memphis, Tennessee, Doherty mudou-se para Los Angeles com a família ainda criança e começou aos 10 anos com um papel na série “Father Murphy”. Michael Landon a viu na série e a escalou como Jenny Wilder em “Little House on the Prairie” aos 11 anos, relata a revista americana Variety.

Doherty também atuou na série “Our House”, com Wilfred Brimley, “North Shore” e “Riverdale”. Em longas-metragens, ela apareceu em outro clássico adolescente, “Heathers”, bem como em “Girls Just Want to Have Fun”,  “Mallrats” e “Jay and Silent Bob Strike Back”, de Kevin Smith.

Ela foi casada com o filho de George Hamilton, Ashley Hamilton, e com o jogador de pôquer Rick Salomon, e em 2011 ela se casou com o fotógrafo Kurt Iswarienko. Eles pediram o divórcio em 2023.