Ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner morreu na manhã desta quinta-feira (27), aos 84 anos. Lerner faleceu em decorrência de complicações de doença renal crônica. O político e urbanista estava internado em Curitiba desde a última sexta-feira (21). O sepultamento de Lerner está previsto para às 15h desta quinta-feira. Lerner era viúvo e deixa duas filhas, Andrea e Ilana.

Formado em arquitetura e urbanismo pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), em 1964, Lerner fez parte da equipe que criou o IPPUC (Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba) no ano seguinte, em 1965. Como arquiteto, foi consultor da ONU (Organização das Nações Unidas) para assuntos de urbanismo e presidiu a UIA (União Internacional de Arquitetos).

Lerner foi prefeito de Curitiba por três vezes, das quais duas no período militar, quando foi nomeado em 1971 e 1979. Já após o fim da ditadura, foi eleito em 1989 para seu terceiro mandato. Posteriormente, nos anos 1990, foi eleito duas duas vezes governador do Paraná, em 1994 e 1998. Lerner se afastou da política em 2003 e desde então se dedicava a projetos de arquitetura.