Morre aos 79 anos o diretor teatral José Rubens Siqueira, o Zé Rubens

José Rubens Siqueira
José Rubens Siqueira Foto: Reprodução

Morreu em São Paulo o diretor teatral José Rubens Siqueira, mais conhecido como Zé Rubens, aos 79 anos. A informação foi confirmada pela família do artista, que também era autor, tradutor, cenógrafo e figurinista.

O velório será aberto ao público, a partir das 14h, na Funeral Home, no bairro da Bela Vista, em São Paulo. O corpo de Zé Rubens será cremado no Crematório da Vila Alpina. A causa da morte não foi informada.

‘Mestre’

Famosos como Marisa Orth lamentaram a partida do diretor, que ganhou destaque no teatro paulista a partir dos anos 1980.

“Meu Mestre se foi. Devo a ele muito muito do que sei da minha profissão. Um grande homem. Um grande diretor. Uma pessoa linda, linda, linda. Quanta Dor. Obrigada Zé! Vou honrar seu nome até o fim”, escreveu a atriz, que foi dirigia por Zé Rubens na peça O Inferno Sou Eu, onde interpretou Simone de Beauvoir.

“Um grande artista”, comentou Paulo Betti. “Poxa, que notícia triste”, lamentou Luis Miranda. “Esse homem representa muito pra mim. O Zé me ensinou muito”, escreveu o ator Giuseppe Oristânio.

Em mais de seis décadas de carreira, Zé Rubens se dividiu entre o cinema nos anos 1960 e 70, teatro dos anos 1970 a 2010 e a literatura, com mais de duzentos livros traduzidos.

No teatro, ganhou grande destaque na direção, dramaturgia e figurinos de peças como Cordão Umbilical, O Banquete, Sampa, A Idade de Amar, Decifra-me ou Devoro-te, Os Lusíadas, entre outras.

Como tradutor, além de peças de teatro, traduziu do inglês, espanhol, francês e italiano para editoras como Companhia das Letras, Objetiva, Record e Cosac Naify.