Autora dos quadrinhos Patrulha do Destino e Kate Godwin, a Coagula, primeira super-heroína trans da DC, Rachel Pollack morreu aos 77 anos. A informação da morte foi confirmada pela esposa de Rachel, Judith Zoe Matoff, no Facebook, além da nota divulgada pela DC lamentando a partida de Pollack.
“A DC está profundamente triste com a morte de Rachel Pollack. O trabalho pioneiro dela em Patrulha do Destino mudou a DC para sempre e inspirou toda uma geração de talentos, estabelecendo um novo padrão de ambição e experimentação em quadrinhos de super-heróis. Ela amava o meio, e ele o amava de volta”, publicou a empresa.
A causa da morte da autora não foi confirmada, mas ela lutava contra um linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer no sistema linfático.
“Lamento informar que nossa amada Rachel Pollack faleceu tão pacificamente e lindamente hoje por volta das 12h45, depois de uma tocante cerimônia chamada Hand to Heart. Vários de nós formamos um círculo. Eu estava com a mão no coração dela. Comecei o círculo dizendo o quanto a amo e o que ela significa para mim. Cada um teve sua vez depois de mim, compartilhando seus próprios sentimentos e apreço por Rachel”, explicou Zoe no Facebook.
“Sei que Rachel continuará a ser uma luz neste mundo e no próximo. Ela continuará a inspirar muitos de nossa amada comunidade de tarô, a comunidade de ficção científica e fantasia, a comunidade de Quadrinhos e a comunidade transgênera, pelos quais ela compartilhou tanto respeito e carinho. Sentimos e apreciamos seu amor e orações nos últimos meses e anos, enquanto Rachel passava por tantos problemas de saúde. Nós somos um”, agradeceu a viúva.