Morre aos 54 anos o ilustrador Klebs de Moura Júnior
Morreu nesta sexta-feira, 19, aos 54 anos, o ilustrador, roteirista e professor de histórias em quadrinhos Klebs de Moura Júnior. Entusiasta do desenho, trabalhou em diversos jornais e revistas, como o Estadão, além da Folha de S.Paulo, Veja e Época. Ele lutava contra um câncer desde 2017.
Natural de Rio Claro, Moura Júnior trabalhou para editoras como a Marvel, DC, Valiant e Malibu e publicou nas revistas Metal Pesado e Brazilian Heavy Metal. Em 1998, fundou o Instituto HQ, onde trabalhava e agenciava novos artistas. Antes, havia fundado a escola Impacto Quadrinhos.
No ano 2000, anunciou a publicação da HQ pós-apocalíptica Tropa de Choque 1994, projeto que retomou em fevereiro de 2014 por meio de um financiamento coletivo e acabou rebatizado como Pátria Armada. A iniciativa foi levada às bancas por meio de sua editora em janeiro de 2015.
“Klebs era um ilustrador e quadrinista de mão cheia. Foi um dos brasileiros desbravadores do mercado americano de quadrinhos. Realizou o sonho de ter a sua própria escola de desenho, que formou muitos outros desenhistas. Mas foi, sobretudo, um grande colega e um grande amigo. Trabalhou comigo nos meus melhores anos de Estadão, compartilhando conhecimento, experiência, mas também muitas risadas. Vai fazer muita falta, mas vai ficar para sempre na minha lembrança”, disse o ilustrador Eduardo Baptistão.
Veja também
- + Autoescola pode deixar de ser obrigatória para tirar a CNH
- + Hilary Duff posa nua para revista feminina
- + FGTS tem 2 saques de R$ 1.000 esta semana: esta quarta (11) e sábado (14); veja quem recebe
- + Hubble mostra as consequências de um cataclismo cósmico
- + Caminhoneiro tenta furtar espigas de milho, mas é atacado por gerente de fazenda
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua