O ex-jogador de futebol americano Shane Olivea, do San Diego Chargers, morreu nesta quarta-feira (2), nos Estados Unidos, aos 40 anos. As informações são da revista People.

A informação de sua morte foi confirmada à imprensa pelo seu ex-clube (agora chamado Los Angeles Chargers), em um comunicado divulgado nesta quinta-feira (3). O clube lamentou, dizendo estar “triste” ao saber da morte do atleta.

“Olivea foi selecionado pelos Chargers na sétima rodada (nº 209 no geral) do Draft da NFL de 2004 após uma carreira universitária de destaque em Ohio State. Ele jogou quatro temporadas em San Diego, sendo titular em 57 dos 60 jogos disputados”, disse o clube.

“Em 2006, Olivea foi parte integrante de uma linha ofensiva que ajudou o running back do Hall da Fama LaDainian Tomlinson a quebrar o recorde de touchdown de uma temporada da NFL”, continuou o comunicado.

A causa da morte de Olivea não foi divulgada, mas sabe-se que, em 2008, o atleta foi dispensado pelos Chargers por conta do vício em medicamentos controlados.

Em uma entrevista de 2016 ao Columbus Dispatch , Olivea falou sobre sua batalha pessoal com analgésicos. “Não houve um dia na NFL que eu não estivesse chapado depois do meu ano de estreia”, disse Olivea ao Dispatch.

“No meu auge no Vicodin, eu tomava 125 por dia”, disse ele. “Chegou ao ponto de eu pegar uma pilha de 15 Vicodin e ter que tomá-los com leite achocolatado. Se eu fizesse isso com água ou Gatorade, eu vomitaria.

Após sua dispensa pelos Chargers, Olivea ainda jogou pelo New York Giants, mas também acabou dispensado, dessa vez devido a uma lesão nas costas.