Brasil

Moro agiu de forma parcial, com motivação política, ao condenar Lula, diz defesa


A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta tarde (23) confirma que o ex-juiz Sérgio Moro nunca teve competência para processar os casos envolvendo Lula e agiu de forma parcial, com motivações políticas, ao condená-lo.

Nesta quarta-feira (23), por 7 votos a 4, a Suprema Corte manteve decisão da Segunda Turma que declarou a suspeição do ex-juiz federal Sérgio Moro ao condenar o ex-presidente Lula na ação que envolve o tríplex do Guarujá.

Em nota, os advogados Cristiano Zanin e Valeska Martins, que representaram Lula na ação, destacam que as anulações das quatro ações em Curitiba, julgadas por Moro, se somam a outras 11 decisões judiciais que foram ou arquivadas ou absolveram Lula. “Todas estas decisões são igualmente relevantes para afirmar o primado da Justiça e confirmar a inocência do ex-presidente, embora nada possa reparar os 580 dias de prisão ilegal, as violências e o sofrimento infligidos a Lula e sua família ao longo destes cinco anos”, reforçam.

Segundo os advogados, as sentenças absolvitórias reforçam que o ex-presidente foi alvo do uso estratégico das leis para fins ilegítimos, ação também conhecida como “lawfare”. “Queremos acreditar que, para além de restaurar a segurança jurídica e os marcos da Constituição da República, o julgamento concluído hoje no STF seja uma alerta para que nunca mais os conceitos jurídicos e o devido processo legal venham a ser corrompidos, a qualquer pretexto”, concluem.

Na ação do tríplex, Lula acabou condenado por Moro a nove anos e seis meses de prisão, foi enquadrado pela Lei da Ficha Limpa e afastado da corrida ao Palácio do Planalto em 2018, que deu a vitória a Jair Bolsonaro. (Colaboraram: Weslley Galzo, Rayssa Motta e Pepita Ortega)

Veja também
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Os 5 piores problemas de morar em apartamento pequeno
+ Carol Portaluppi posta foto com novo visual no dia em que o Flamengo venceu o Corinthians
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago