Morango do amor: saiba como retirar agrotóxicos da fruta

Envato
Strawberry isolated on white background. Fresh berry. Foto: Envato

Historicamente, o morango é um dos alimentos que lideram entre as frutas com maior teor de agrotóxicos. A alta concentração de defensivos no morango se deve à sensibilidade da fruta às pragas, ao cultivo em áreas úmidas e até à pressão comercial e estética — como cor vibrante, tamanho uniforme e ausência de manchas.

Esses fatores fazem com que o morango apresente múltiplos agrotóxicos. Além disso, os morangos possuem casca fina, com superfície porosa e delicada, o que os torna mais propensos a reter pesticidas.

Com a febre do morango do amor, a procura pela fruta aumentou significativamente. Mas você conhece uma maneira caseira que pode reduzir os resíduos de alguns tipos de agrotóxicos em determinadas frutas? A resposta é o bicarbonato de sódio.

Esse método simples ajuda a remover os resíduos da parte externa da fruta, sem alterar o sabor, o aroma ou a textura. Para isso, basta dissolver 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 1 litro de água fria. Em seguida, mergulhe os morangos e deixe-os submersos por 5 a 10 minutos. Depois, enxágue e seque com cuidado.

Vale lembrar que, antes de preparar o seu morango do amor, a imersão apenas em água, sem uma substância ativa, tende a aumentar a umidade e favorecer o surgimento de mofo, reduzindo a vida útil da fruta. Por isso, lave os morangos apenas no momento do consumo.

Por fim, evite empilhar a fruta na hora de armazenar. O peso amassa os morangos e favorece a deterioração.