O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira, 25, o bloqueio das contas do senador Marcos do Val (Podemos-ES) após o parlamentar deixar o Brasil mesmo com o passaporte bloqueado. O senador foi para os Estados Unidos na quinta-feira, 24, para as férias com a família.
No documento ao qual a ISTOÉ obteve acesso, Moraes determina o bloqueio de investimentos e todos os cartões de crédito e débito, além das chaves Pix do parlamentar. Os bancos têm até 24 horas para efetivar os bloqueios.
Marcos do Val está com o passaporte bloqueado após ser alvo de uma operação da Polícia Federal por integrar um grupo para intimidar agentes e atrapalhar investigações da corporação. A PF chegou a cumprir um mandado de busca e apreensão sobre os documentos do parlamentar, mas não encontraram na casa dele em Vitória (ES). A Primeira Turma da Suprema Corte confirmou o bloqueio do documento em fevereiro deste ano.
De acordo com o UOL, do Val deixou o Brasil por Manaus e foi para Orlando, na Flórida. Ele chegou a pedir a autorização do STF para passar férias na cidade americana, mas o pedido foi recusado por Moraes.
Em nota, Marcos do Val negou qualquer irregularidade e afirmou ter chegado aos Estados Unidos com o passaporte diplomático. De acordo com ele, não há bloqueios no documento, que a viagem é regular e disse ter avisado as autoridades sobre às férias.