Moraes apoia reabertura de investigação sobre presença de Valdemar na trama golpista

Presidente do PL foi indiciado pela Polícia Federal por participação na tentativa de golpe, mas não foi incluso no inquérito da PGR

Moraes apoia reabertura de investigação sobre presença de Valdemar na trama golpista

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes apoiou, nesta terça-feira, 21, a reabertura da investigação sobre o envolvimento do líder do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, na trama golpista.

No momento em que votava sobre a condenação dos réus do núcleo de desinformação, Moraes sugeriu que os documentos voltassem à Procuradoria-Geral da República para incluir inquéritos sobre Valdemar. Segundo o artigo 18 do Código Penal, uma averiguação arquivada pode ser reaberta em caso de aparição provas inéditas.

+ Valdemar Costa Neto ameaça ‘parar’ o Congresso se anistia não for votada

O presidente do PL foi indiciado pela Polícia Federal por participação na tentativa de golpe, mas não foi incluso no inquérito da PGR, feita por Paulo Gonet. A possibilidade de reabertura surgiu a partir do réu Carlos César Moretzsohn Rocha, ex-presidente do Instituto Voto Legal (IVL), que produziu o relatório usado pelo PL para pedir a anulação de votos no segundo turno das eleições de 2022.

O magistrado argumenta que, se Moretzsohn for condenado no STF, a decisão e as provas contra ele deverão ser enviadas à PF para auxiliar nas investigações sobre Valdermar.