Novos relatos de aparecimento de aranhas “gigantes” foram compartilhados nas redes sociais por moradores do bairro Buritis, em Belo Horizonte (MG), neste fim de semana. Flávia Prado foi uma das primeiras pessoas que viu o aracnídeo. A administradora fotografou o animal escalando o teto de sua casa, no 8º andar do prédio. As informações são do Uol.

A espécie em questão se assemelha à ‘armadeira’. Ela é maior que as outras e pode ser perigosa para os humanos, principalmente por ser peçonhenta e ter a picada dolorosa.

Após a foto viralizar nas redes sociais, outros moradores também comentaram sobre outras aparições de aranhas “gigantes” em Buritis e bairros vizinhos. Os novos relatos deixaram os moradores apreensivos, no entanto, especialistas afirmam que o aparecimento esporádico desse tipo de animal é normal.

https://www.instagram.com/p/COu5Wb5twK_/

Em nota ao Uol, a Prefeitura de Belo Horizonte confirmou que a Gerência de Zoonoses Oeste recebeu, no dia 6 de maio, um pedido de vistoria no Buritis, em função do aparecimento de uma aranha, e já realizou visita técnica.

“A referência técnica realizou uma vistoria no imóvel, mas o animal já não estava no local. A equipe repassou as orientações e cuidados para evitar o acesso de aranhas e outros animais peçonhentos no imóvel, além de orientações caso ocorra algum acidente”.

A administração do município informou ainda que não foi notificada de outros relatos. “Não há notificações recentes na Gerência de Zoonoses Oeste de acidentes por animais peçonhentos e nem outras solicitações ou relatos de aparecimentos de aranhas na região”.

“Nenhum desses bichos é ameaça. Todos têm um papel importante no meio ambiente. Temos que pedir para fazer a captura e soltar na área de vegetação mais próxima, e pedir para o pessoal não ficar botando fogo [em áreas de mata]”, afirmou ao jornal O Tempo o ativista comunitário Paulo Gomide, da Associação dos Moradores do Bairro Buritis (ABB)