Um morador de Iraí de Minas (MG) compartilhou nas redes sociais imagens de um suposto fragmento de um meteorito que caiu no Triângulo Mineiro na última sexta-feira (14).

“‘Ó’ o sinal que ela derreteu com o calor, olha aqui! E outra coisa também, ela quebrou com a pancada, olha lá. Cabou de lavar ela”, diz o homem em um vídeo que tem circulado nas redes sociais.

Ao portal BHAZ, o astrônomo Marclo De Cicco, que coordena o projeto brasileiro de pesquisas e meteoros no Observatório Nacional, diz que o objeto não causa nenhum mal ao organismo humano, mas que o mais recomendado é levá-lo a um centro de pesquisas adequado.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

“Não há perigo nenhum em pega-lo, é uma rocha comum. Mas não precisa lavar, o recomendado é cobri-lo e colocar dentro de um saco plástico. Quando a pessoa encontra um objeto que suspeita que seja um meteorito ela precisa entrar em contato com a universidade federal mais próxima, porque lá tem o setor de metalúrgica, o setor da área de química, que fazem o encaminhamento”, explicou o astrônomo.

Também viralizou nas redes sociais uma imagem que mostra o suposto meteorito sendo vendo por mais de R$ 15 mil em um site de compra e venda.

De acordo com De Cicco, vender objetos científicos como um detrito de meteorito é ilegal no Brasil, e precisa ter autorização do Ministério da Ciência e Tecnlogia para sair do país. Sem essa autorização, o objeto é considerado contrabando.

“Tem os meteoritos que são os mais comuns, eles alcançam até um valor baixo, mas tem alguns tipos com liga metálica que alcançam valores de milhares de dólares por grama. Também tem os meteoritos marcianos, que atingem valores altos. Varia muito no mercado e esses costumam ser anunciados de compra e venda”, disse o astrônomo.

Meteoro em Minas Gerais

Um meteoro foi visto por moradores de Minas Gerais na noite de sexta-feira (14). O fenômeno foi relatado por moradores de Uberlândia, Patos de Minas, Nova Ponte, Santa Juliana, Patrocínio, Pedrinópolis e Perdizes.

Nas redes sociais, a palavra “meteoro” ficou entre os assuntos mais comentados na manhã deste sábado (15). Diversas fotos e vídeos do fenômeno foram compartilhados.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias