A agência de classificação de risco Moody’s rebaixou hoje os ratings de emissor da Bahia para Ba3 de Ba2 na escala global e para A2.br de Aa3.br na escala nacional, com uma perspectiva negativa para os ratings. Ao mesmo tempo, a agência afirmou os ratings de emissor do estado do Paraná em Ba3 na escada global e em A1.br na escada nacional, e alterou a perspectiva dos ratings para negativa de estável.

Em relatório divulgado nesta quinta-feira, a Moody’s disse que o rebaixamento da Bahia reflete a deterioração significativa e recente da posição fiscal do Estado, que resultou em métricas de crédito mais fracas em comparação com as de seus pares com rating Ba2.

“O Estado não tem sido capaz de reduzir as despesas com pessoal, que aumentaram 16% nos primeiros quatro meses do ano em comparação com 15% e 11% durante 2015 e 2014 respectivamente, demonstrando flexibilidade de gastos limitada”. “A perspectiva negativa reflete a expectativa da Moody’s que, diante do ambiente econômico atual do Brasil, as métricas de crédito da Bahia continuarão a deteriorar nos próximos 12 a 18 meses”, avalia a agência.

Com relação a alteração do rating do Paraná, a agência diz que “reflete as expectativas da Moody’s de que o aumento das despesas operacionais desde o início do ano deixará a posição fiscal do Estado exposta aos efeitos negativos da recessão econômica brasileira atual”. (Matheus Maderal – matheus.maderal@estadao.com)


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias