As montadoras japonesas estão reformulando suas operações na China depois de serem atingidas pela concorrência local, em meio a alertas de que os próximos anos determinarão se elas conseguirão se manter à tona no maior mercado automotivo do mundo.

Assim como seus pares ocidentais, as principais montadoras do Japão vêm perdendo terreno há muito tempo na China para marcas locais que lideram o mercado de rápido crescimento de veículos elétricos. As montadoras japonesas estão antecipando cronogramas para novas tecnologias e veículos elétricos para a China.

O chefe financeiro da Honda Motor, Masaharu Hirose, disse na quarta-feira, 9, que a concorrência no mercado chinês de veículos eletrificados está tornando mais difícil para a empresa atingir sua meta anunciada anteriormente, de vender 1,4 milhão de veículos no país este ano. Entretanto, a Honda ainda pretende atingir a meta por meio de medidas como incentivos, afirmou.

Já os negócios da Nissan Motor na China estão “enfrentando grandes desafios”, disse o presidente-executivo Makoto Uchida em um briefing no mês passado. A Nissan disse que espera vender 800 mil veículos na China no ano que termina em março, 330 mil a menos do que havia previsto menos de três meses antes.

A Mitsubishi Motors disse no mês passado que suspendeu a produção em sua joint venture na China, em resposta às vendas fracas.

As montadoras japonesas, como outras marcas de carros estrangeiras, prosperaram na China por décadas, à medida que ultrapassou os EUA para se tornar o maior mercado automotivo do mundo em vendas de veículos. Atualmente, a demanda geral por carros no país atingiu o pico, e a área restante de crescimento – veículos elétricos a bateria e híbridos plug-in – é dominada por fabricantes locais, como a BYD. Fonte: Dow Jones Newswires.